O Sindicato dos Jornalistas do Rio de Janeiro responsabilizou a TV Bandeirantes pela morte do repórter cinematográfico Gelson Domingos, de 46 anos, ocorrida no último dia 06 de novembro. Ele foi atingido no peito por um tiro de fuzil durante a cobertura de uma operação da Polícia Militar contra o tráfico de drogas na Favela de Antares, em Santa Cruz, na zona oeste da cidade.
Gelson Domingos usava um colete à prova de balas, mas o projétil ultrapassou a proteção. Para a presidenta do sindicato, Suzana Blass, a morte do cinegrafista foi uma tragédia anunciada, porque os coletes fornecidos pelas empresas de comunicação não resistem a tiros de fuzil. Ela disse que o sindicato pode recorrer à Justiça para obrigar a Bandeirantes a amparar a família de Domingos.
"Isso [o colete] é uma maquiagem. Os coletes não oferecem segurança para o profissional porque não protegem contra os tiros de fuzil, a arma mais usada pelos bandidos e também pela polícia no Rio. E as emissoras só dão o colete porque a convenção coletiva de trabalho estabeleceu que o equipamento é obrigatório em coberturas de risco."
Suzana Blass disse que o sindicato propôs às empresas de comunicação a criação de uma comissão de segurança para acompanhar a cobertura jornalística em situações de risco, mas que a proposta não foi aceita.
"Também já pedimos que as empresas de comunicação façam um seguro diferenciado para as coberturas de risco, mas elas responderam que já protegem seus funcionários e classificaram a proposta do sindicato como uma interferência em seu trabalho", acrescentou Blass.
Para Suzana Blass, além da falta de condições de trabalho, o profissional de comunicação convive diariamente com uma questão cultural, pois está sempre em busca da melhor imagem. "Com isso, ele acaba aceitando o trabalho sem pensar no risco que vai correr, sem pensar na necessidade de se prevenir contra os acidentes e também para não ficar com fama de `marrento` caso se recuse a cumprir a pauta."
Fonte: Agência Brasil
Foto: Reprodução/TV Bandeirantes
Seguidores
11 novembro 2011
Sindicato responsabiliza Band pela morte de cinegrafista
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Fico muito triste pela familia dele.
ResponderExcluirEstou seguindo o seu blog
http://seriesbooksmovies.blogspot.com/
Que triste!
ResponderExcluirBem interessante seu blog, e já estou seguindo, me segue?http://jessyautorias.blogspot.com/
Isso é um absurdo, tinha que fiscalizar antes de acontecer essa tragedia. E agora como deve estar a familia dele? Seguindo segue ai também: www.inforblogba.tk
ResponderExcluiresses reporteres se arriscam muito seguindo
ResponderExcluirhttp://rocknrollpost.blogspot.com/
to chocada....
ResponderExcluirsabe outro dia tava estudando e pense vou fazer um curso tecnico de segurança do trabalho, mais o que faz este profissional dentro da empresa?
quais as funções dele?